A água potável é aquela que possui a qualidade exigida pela Portaria 2914/11 do Ministério da Saúde, lei federal que determina os padrões de potabilidade para a água tratada. A água potável é destinada para o consumo humano, para ingestão, preparo de alimentos e higiene pessoal. A água potável tem a garantia de qualidade através de um rigoroso controle de analises físico-química e biológica.
É o documento que atesta a veracidade de inexistência de débitos, ou seja, no início de cada ano é emitida as certidões daqueles clientes que não ficaram com nenhum pagamento pendente do ano anterior.
No site do SAMAE ÁGUA DOS CANYONS você pode retirar a 2 ª via da sua fatura e com ela efetuar normalmente o pagamento da sua conta de água. Basta apenas ter em mãos o seu número de matrícula, encontrado na sua fatura do mês anterior. Você também pode retirar a 2ª via da sua fatura no escritório, para isso, basta informar o nome completo cadastrado como cliente e/ou o número da matricula. Com estas mesmas informações, você pode, também, solicitá-la por e-mail, visite a aba “Contato” e solicite sua fatura.
• Documento de identificação com foto e CPF do morador (Obrigatório);
• Contrato de compra e venda ou escritura do terreno, comprovando que o solicitante é o proprietário do mesmo (Obrigatório);
• Informações quanto à localização e descrição do imóvel;
• Se possível, levar uma conta de água do vizinho mais próximo, confirmando que passa rede de água no local;
• Em caso de pessoa jurídica, além do documento do terreno, trazer o contrato social da empresa e cartão do CNPJ.
O SAMAE ÁGUA DOS CANYONS tem um prazo de (15) quinze dias úteis para realização da ligação de água, condicionada a existência de rede no local e, a instalação da caixa padrão na divisa (testada) do imóvel.
O hidrômetro é o aparelho instalado pelo SAMAE para registrar o volume de água consumida mensalmente pelo cliente. Com base neste volume é calculado o valor a pagar.
Você pode acompanhar seu consumo fazendo a leitura do hidrômetro. Uma prática que ajuda até mesmo a identificar gastos acima da média, que pode ser indício, por exemplo, de vazamento.
Isto é simples: Há números pretos e outros vermelhos. Anote os pretos e faça o seguinte cálculo para comparar com o mês anterior: subtraia os números pretos daqueles constantes na última fatura. O resultado é o consumo da última leitura até a presente data.
IMPORTANTE LEMBRAR: O hidrômetro é um bem público e o cliente é responsável por sua conservação.
Qualquer suspeita de alterações na qualidade da água é imprescindível que o usuário entre em contato com o SAMAE, para que nossos técnicos programem uma visita a sua residência e verifiquem o problema e as medidas a serem tomadas para saná-lo.