Perguntas e Respostas
Perguntas e Respostas
O que é água potável?

A água potável é aquela que possui a qualidade exigida pela Portaria 2914/11 do Ministério da Saúde, lei federal que determina os padrões de potabilidade para a água tratada. A água potável é destinada para o consumo humano, para ingestão, preparo de alimentos e higiene pessoal. A água potável tem a garantia de qualidade através de um rigoroso controle de analises físico-química e biológica.

O que é uma certidão negativa de débito?

É o documento que atesta a veracidade de inexistência de débitos, ou seja, no início de cada ano é emitida as certidões daqueles clientes que não ficaram com nenhum pagamento pendente do ano anterior.

Não recebi ou minha fatura foi rasurada, como posso efetuar o pagamento da mesma?

No site do SAMAE ÁGUA DOS CANYONS você pode retirar a 2 ª via da sua fatura e com ela efetuar normalmente o pagamento da sua conta de água. Basta apenas ter em mãos o seu número de matrícula, encontrado na sua fatura do mês anterior. Você também pode retirar a 2ª via da sua fatura no escritório, para isso, basta informar o nome completo cadastrado como cliente e/ou o número da matricula. Com estas mesmas informações, você pode, também, solicitá-la por e-mail, visite a aba “Contato” e solicite sua fatura.

O que é preciso para fazer a ligação de água?
Para solicitar um pedido de ligação, o usuário deve comparecer ao nosso escritório e apresentar os seguintes documentos: (original e cópia que ficara arquivada no junto ao cadastro).
•    Documento de identificação com foto e CPF do morador (Obrigatório);
•    Contrato de compra e venda ou escritura do terreno, comprovando que o solicitante é o proprietário do mesmo (Obrigatório);
•    Informações quanto à localização e descrição do imóvel;
•    Se possível, levar uma conta de água do vizinho mais próximo, confirmando que passa rede de água no local;
•    Em caso de pessoa jurídica, além do documento do terreno, trazer o contrato social da empresa e cartão do CNPJ.

O SAMAE ÁGUA DOS CANYONS tem um prazo de (15) quinze dias úteis para realização da ligação de água, condicionada a existência de rede no local e, a instalação da caixa padrão na divisa (testada) do imóvel.

O que é hidromêtro?

O hidrômetro é o aparelho instalado pelo SAMAE para registrar o volume de água consumida mensalmente pelo cliente. Com base neste volume é calculado o valor a pagar.
Você pode acompanhar seu consumo fazendo a leitura do hidrômetro. Uma prática que ajuda até mesmo a identificar gastos acima da média, que pode ser indício, por exemplo, de vazamento.
Isto é simples: Há números pretos e outros vermelhos. Anote os pretos e faça o seguinte cálculo para comparar com o mês anterior: subtraia os números pretos daqueles constantes na última fatura. O resultado é o consumo da última leitura até a presente data.
IMPORTANTE LEMBRAR: O hidrômetro é um bem público e o cliente é responsável por sua conservação.


O que fazer se houver alguma alteração na qualidade da água?

Qualquer suspeita de alterações na qualidade da água é imprescindível que o usuário entre em contato com o SAMAE, para que nossos técnicos programem uma visita a sua residência e verifiquem o problema e as medidas a serem tomadas para saná-lo.


Por que minha água está branca?
Ao contrário do que muitos pensam não é excesso de cloro na água. O produto químico utilizado para desinfecção da água é o hipoclorito de sódio e este não gera alterações na cor da água, seu aspectos é semelhante à água sanitária utilizada em residências. Este aspecto esbranquiçado da água é decorrente do aumento de pressão na rede de distribuição, que reage com o oxigênio presente na água. Quando isso ocorrer, faça o teste: encha um copo com água e observe que rapidamente ela volta ao seu aspecto normal. Além disso, ressaltamos que não há perigo nenhum. Você pode consumir esta água normalmente.

Por que a água após uma manutenção na rede pública tem sua qualidade reduzida?
A equipe operacional é responsável por efetuar as manutenções e realizar os procedimentos para que o retorno do abastecimento ocorra sem alterações na qualidade da água para o cliente. Ainda sim, se houver alguma alteração o cliente deve fechar o registro localizado no cavalete e entrar em contato com a concessionária.

Quem tem água encanada está ligado na rede de esgoto?
Não. Somente quem está ligado à caixa de ligação existente na calçada do imóvel é que está ligado a rede de esgoto.
Como eu sei que meu imóvel está ligado a rede coletora?
Se o imóvel estiver ligado na caixa de esgoto que fica em frente à sua casa/prédio/estabelecimento comercial, este está ligado à rede de esgoto. Se existir alguma dúvida quanto a interligação, você deverá entrar em contato com o SAMAE e solicitar uma vistoria do imóvel.

Devo ligar o esgoto da minha residência no canal pluvial do meu bairro?
Não, pois estará poluindo o meio ambiente. Você deverá ligar seu esgoto na caixa de ligação existente na frente do seu imóvel. Caso não possua caixa de ligação, você deverá entrar em contato com o SAMAE solicitando uma.
Para onde vai o esgoto da minha residência quando não estou ligado?
Quando seu imóvel não está ligado, seu esgoto vai para a drenagem pluvial, valões, lagoas e córregos, contribuindo para a poluição do meio ambiente e disseminação de doenças contagiosas, como cólera, hepatite, esquistossomose, entre outras.
O que acontece com o esgoto que está ligado na rede?
O esgoto ligado à rede vai para as estações de tratamento de esgoto, onde as impurezas do esgoto são eliminadas através de tratamentos biológicos e químicos, sendo devolvida ao meio ambiente sem causar danos à saúde.

É obrigatória a ligação do esgoto da minha residência na rede? Qual a lei?
Sim, a ligação é obrigatória. A legislação federal é a lei 11.445/2007, você tem acesso a mesma em nosso site na página Transparência / Leis Nacionais.

Minha conta de água vai aumentar com a ligação do meu imóvel á rede de esgoto?
Não irá aumentar a tarifa da água, mas será incluso mais uma tarifa referente a utilização da rede de esgoto.

Como fico sabendo que posso fazer a ligação do esgoto do meu imóvel à rede?
Você receberá a visita de técnicos da SAMAE orientando quanto à ligação. Serão efetuadas campanhas nos bairros, reuniões comunitárias, entrega de material explicativo para orientá-lo quanto a importância da ligação à rede esgoto. Você poderá também entrar em contato com os técnicos do SAMAE na sede ou pelo telefone ou via site.